#150 - você precisa de sentir isso para evoluir

Recebeu de algum amigo? Se inscreva clicando aqui.

Estava no carro hoje mais cedo escutando podcast do Joe Rogan com Matthew McConaughey e me veio a reflexão da dor do aprendizado.

As IAs vieram para trazer uma velocidade para o conhecimento humano nunca antes vista e, ao mesmo tempo, por essa grande capacidade externa, está deixando as pessoas mais burras.

Deveria evoluir nossa espécie, está fazendo ela retroceder.

Isso acontece porque a ideia da IA era estudarmos 20 vezes mais no mesmo tempo, porém pela vontade inerente de comodidade que temos, estudamos uma vez em 20 vezes menos tempo.

A consequência disso será uma sociedade cada vez mais burra, não existe outra palavra e é triste porque o que veio para nos impulsionar está nos limitando.

Ninguém mais quer ficar 20 minutos pensando na melhor frase para escrever um artigo sincero, ninguém mais quer gastar horas lendo um livro para montar uma apresentação. Eu quero agora e rápido para ficar rolando meu feed no tempo de sobra.

É triste, mas é verdade. Hoje já existem centenas de estudos mostrando essa queda na capacidade cognitiva por uso excessivo da IA e a tendência é só piorar...

Ela melhora, nós nos tornamos mais preguiçosos e burros.

E para você que não usa IA de jeito nenhum…

Aí alguns de vocês vão ler e pensar: "concordo totalmente, por isso que não uso IA" e eu acho que o problema é o mesmo.

A pessoa que está se recusando a usar IA está na mesma preguiça manifestada de forma diferente. Ela não usa porque não quer aprender a usar e gastar horas fuçando para entender como essa nova inteligência funciona.

E assim chegamos no ponto central, que não é usar ou não usar a IA, é a fuga da dor que mais nos ajuda a sermos melhores, a dor da evolução.

Isso vale para conhecimento, como vale para emagrecimento, saúde, felicidade e prazer. Todos possuem formas de adquirir recompensas instantâneas, e TODOS estão nos afastando da nossa máxima capacidade como pessoas.

O Ozempic e Mounjaro nos permitem emagrecer, como uma geleia flácida, sem fazer exercício ou passar pela restrição consciente de alimentos...

IA nos permite fazer muita coisa totalmente nova sem gastar uma célula do nosso corpo para entender e aprender de verdade.

E como eu falei ali em cima, a ideia aqui não é convencer a nunca usar esses atalhos, eu não sou purista, e sim usar de forma que seja benéfico para nós e que não gere uma dependência.

Não podemos perder a essência do que é evoluir... Passar pela dor, se sentir insuficiente, lutar para passar para o próximo checkpoint, conseguir olhar para trás e ver o tanto que foi difícil, mas gratificante.

Então, se você está correndo atrás somente dos atalhos, se perdendo na facilidade de entregar rápido, lembre que no fundo o maior prejudicado é você.

Sua entrega pode até estar boa, sua autoestima pode estar aumentando à medida que você emagrece, mas ela vai durar muito pouco porque não foi conquistada e ela pode ser tirada facilmente porque você não evoluiu, somente se aproveitou de algo externo.

Não é o conhecimento, mas o ato de aprender, não é a posse, mas o ato de chegar lá, que proporciona o maior prazer."

Até a próxima,

Lucca Moreira,

Co-Founder Insight Espresso

Avalie o nosso conteúdo. Valorizamos muito a sua opinião!

O que você achou da newsletter de hoje?

Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas.

PS: se você está gostando, se o conteúdo da Insight está te ajudando compartilhe com amigos, familiares, colegas.

Me ajuda muito e juntos conseguimos levar esse conteúdo de qualidade da Insight para todo o Brasil!!

Muito obrigado!

Reply

or to participate.