- Insight Espresso
- Posts
- #120 - 42km de Lições: O Que a Maratona Me Ensinou
#120 - 42km de Lições: O Que a Maratona Me Ensinou
Enviado por Lucca Moreira | 10 de Junho de 2025

Escute a Insight clicando na sua plataforma: Spotify , Youtube e Amazon Music.
Recebeu de algum amigo? Se inscreva clicando aqui.
Se inscreva a aula gratuita minha e do Yann clicando aqui.
O que vamos explorar hoje?
Preparação é inegociável: dia de prova é só uma consequência da rotina que estamos vivendo.
Foque no próximo passo: Pare de olhar a linha de chegada e concentre-se apenas na linha branca à sua frente.
Desafios são necessários: temos que parar de achar que a vida é só feita para vivenciarmos prazeres
Para quem está acompanhando, ontem completei minha primeira maratona em Porto Alegre. Minha meta era fazer abaixo de 4 horas, porém não consegui, completando em 4 horas e 18 minutos.
Durante esse percurso, que em horas é uma meditação e em horas puro sofrimento, tive duas grandes realizações que podemos levar para a vida:
Preparação é tudo. Falhe com ela e é fato que nossa vida ficará muito mais complicada.
É bom ter estratégia e olhar o macro, mas na hora que a missão começa, foque no que está na sua frente. Mate um leão de cada vez.
Por que cheguei a essas conclusões?
Se prepare
Sobre a primeira é simples: eu não me preparei o suficiente para fazer a maratona. Até aproximadamente um mês e meio antes eu estava fazendo tudo bonitinho, porém a vida tem dessas.
No último mês aconteceu tanta coisa a nível profissional - ótimas coisas, porém que tiraram o foco - que não consegui nem puxar peso nesse último mês. Ou seja, corri o que deveria, mas não preparei meu corpo.
A consequência foi devastadora (eu ainda estou completamente quebrado, não consigo nem andar direito). No quilômetro 26 começou a dar cãibra na minha perna inteira. Após esse quilômetro, abandonei qualquer meta que tinha e só queria completar.
Faltou fisio, faltou fortalecimento e definitivamente faltaram horas de sono. Apesar disso, uma mente forte e calma consegue superar sozinha muitos objetivos incríveis e para isso precisou de preparação também.
Meditações, banhos gelados por vários meses, lidar com pressão. Ponto é: tudo é preparo, resultado da prova é só consequência do que colocamos no dia a dia.

Mate um leão de cada vez
É muito louco nos momentos de exaustão, dúvida e cansaço o tanto que sentimos na pele a relatividade do tempo. Foi chegando no 34, 35, 36... um minuto se tornou cinco, cinco se tornaram 15. Eu corria e corria e não chegava.
Não estava desesperado, mas nessas horas a ansiedade bate e tudo para. Decidi então aplicar a tática do Goggins: comecei a seguir a linha branca divisória na rua, olhar só para ela, focar somente nela.
E assim fui indo até a chegada. Na hora que parei de tentar chegar e foquei em resolver o próximo passo, a dor das cãibras diminuiu, o cansaço diminuiu, batimento desceu para 150 bpm.
É muito fácil se sobrecarregar frente a desafios enormes. Nossa mente é criativa demais e medrosa demais para deixar um grande desafio passar ileso. Por esse motivo, temos que focar no que está à nossa frente, executar cada passo como o principal objetivo.
Tenha visão da linha de chegada, queira muito e visualize, porém o que está na nossa frente sempre se faz mais importante agora.
Enquanto uns vivem sonhando com a linha de chegada, outros focam em dar o próximo passo e chegam lá.
Vamos nos desafiar, é gostoso demais! Nos ensina, nos emociona e acima de tudo nos prepara para os desafios reais da vida.

O que você achou da newsletter de hoje? |
Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas. |
Até a próxima,
Lucca Moreira,
Co-Founder Insight Espresso
Reply