#102 - Como se tornar antifrágil

Enviado por Lucca Moreira | 08 de Março de 2025

Escute a Insight clicando na sua plataforma: Spotify , Youtube e Amazon Music.

Tempo de leitura: 6 minutos

Recebeu de algum amigo? Se inscreva clicando aqui.

O que vamos explorar hoje?

  • 📉 Planejar é bom. Estar preparado é melhor. Descubra por que a preparação vence o planejamento no caos da vida real.

  • 💥 Tier 1 mindset: o que um soldado de elite pode te ensinar sobre prontidão para as grandes oportunidades (e crises).

  • 🌊 Seja água. Entenda como a antifragilidade — e uma citação de Bruce Lee — pode transformar sua forma de reagir ao inesperado.

As mudanças de planos

Já aconteceu de você receber uma notícia que faz seu mundo parar? Que muda planos, caminhos e convicções em segundos?

Na última terça-feira eu recebi uma dessas notícias. Pra mim, foi uma notícia positiva, apesar de que, se falasse exatamente o que foi, muitos diriam o contrário.

Quando recebi a notícia, a primeira coisa que veio na minha cabeça foi: toda grande oportunidade vem disfarçada de um grande desafio.

E esse olhar positivo veio exatamente de entender que venho me preparando para o que for, ou seja, tudo se torna uma oportunidade de fazer e atingir mais.

Estou, no momento, lendo o livro incrível do Nassim Taleb, Antifrágil, e, para conversarmos sobre esses dois princípios — planejar e preparar —, precisamos falar sobre esse conceito.

Antifragilidade é a capacidade de se fortalecer e evoluir diante de adversidades, como incerteza, desordem e volatilidade. É o oposto de frágil, que se deteriora ou quebra sob pressão.

Nassim Taleb deixa claro que a vida é caos, é incerta, e os piores problemas do passado não querem dizer que serão os piores problemas sempre. Ou seja, para vencer no caos, não devemos nos tornar robustos, e sim antifrágeis.

A diferença? Robustez não é mutável, ela é forte, mas não adaptável. Portanto, quando o caos se instala, tende a ficar para trás. Enquanto isso, o antifrágil é mutável, adaptável, enxerga oportunidades no caos enquanto outros acham que tudo está perdido...

O Arthur (meu sócio) está lançando a marca antifragilidade!

Hoje nasce a All Weather, uma marca criada com um propósito inegociável: desenvolver equipamentos esportivos que acompanham você em qualquer desafio, faça chuva ou faça sol — como o próprio nome sugere. O primeiro passo dessa jornada é o Excellence Shorts.

Começar com apenas um produto não foi por acaso: 🎯

Falar em “excelência” é fácil... mas a All Weather decidiu provar que isso não seria só discurso:

Foram 9 meses de desenvolvimento, com mais de 20 protótipos testados por atletas reais, até chegar a um resultado que merecesse esse nome. Cada costura, cada material, cada detalhe do Excellence Shorts foi pensado para entregar performance com propósito.

Seja um dos primeiros a vestir o Short que vai estar com você em toda a jornada de preparação e constância. Use o cupom INSIGHT12 e garanta 12% de desconto exclusivo. 🚀.

Antifrágil não tem forma, não tem rigidez, é água.

Bruce Lee fez um discurso que, pra mim, descreve muito bem a antifragilidade:

Esvazie sua mente, não tenha forma. Sem forma, como a água.
Se você colocar água em um copo, ela se tornará o copo.
Se colocar água em uma garrafa, ela se tornará a garrafa.
Se a colocar em um bule de chá, ela se tornará o bule.
Agora, a água pode fluir ou pode cair.
Seja água, meu amigo.

Antifrágil é preparação. Robustez é planejamento. Ambos são melhores que não fazer nada, ser frágil, mas, devido ao caos da vida, preparação é mais forte do que planejamento.

Planejamento consiste em tentar desvendar a aleatoriedade da vida. Preparar significa estar sempre pronto para agir com o que a vida nos dá.

Estava escutando um podcast de um Delta (força tarefa elite americana), e ele estava explicando que, basicamente, no exército americano existem três níveis de forças militares: Tier 1, Tier 2 e Tier 3.

O que diferencia as três tiers é o nível de prontidão. Tier 1 são o Time Delta e os Navy Seals — eles estão sempre prontos para a guerra, mesmo em tempos de paz. O entrevistado explica que, no Tier 1, você pode estar indo para um casamento no domingo com a sua família, o pager toca, e você simplesmente some por uma semana...

Sem aviso, sem explicar pra ninguém. O pager toca, e a mentalidade é de guerra e sobrevivência.

Eles são preparados para entrar no modo sobrevivência em instantes. Antifragilidade é isso. Agora, imagina se ele voltasse de missão, comesse só porcaria, não treinasse, não fosse para o estande de tiro... e o pager toca?

Ele poderia ter tudo planejado de como iria ser quando o ocorrido chegasse, mas não estaria preparado para assumir a missão.

Planejamento é esperar ordem. Preparar é esperar caos.

Na vida, precisamos buscar diariamente esse nível de prontidão. Primeiro, porque tudo pode mudar em instantes... Pegamos uma doença, sofremos um acidente, alguém próximo morre, somos demitidos, terminam com a gente, uma pandemia explode.

E segundo, porque, quando oportunidades surgirem, estaremos prontos para aproveitá-las... Uma chamada para assumir uma posição nova, criar uma empresa, mudar de país.

Eu duvido que conseguimos planejar essas incertezas, prever que elas vão acontecer. Por este motivo, precisamos estar prontos sempre para nos adaptar, aproveitar e crescer frente a elas.

Para cada um, há um momento especial em sua vida em que, figurativamente, eles são tocados no ombro e recebem a chance de fazer algo muito especial. Que tragédia se esse momento os encontrar despreparados.

Planejamento é esperar ordem. Preparação é esperar caos.

Um exemplo próximo nos negócios

O pai de um grande amigo meu é dono de uma empresa no ramo de varejo, e no ramo dele quase todas as empresas quebraram — menos a dele.

Como ele conseguiu esse feito?

Ele se preparou para o que pudesse vir, investindo pesado em estoque com pagamentos à vista. Nessa jogada simples, ganhou um bom desconto e uma facilidade de sobreviver em momentos de queda de demanda.

Para ele fazer isso, teve que ser paciente e sacrificar um pouco da escala e do crescimento rápido para garantir fluxo de caixa que o permitisse agir. Devido ao caos absurdo do Brasil e à incerteza política enorme, sua jogada valeu a saúde da empresa.

Isso é preparar para a incerteza, é crescer no caos, é ser antifrágil. Precisamos, como esse grande empresário, ser antifrágeis.

O segredo? Estar pronto todos os dias como os Tier 1 do exército americano. 1% todos os dias. No Days Off. E, quando as grandes oportunidades ou problemas surgirem, serão apenas mais um momento de evoluirmos — e não de quebrarmos.

O que você achou da newsletter de hoje?

Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas.

Até a próxima,

Lucca Moreira,

Co-Founder Insight Espresso