#098 - Coisas boas tomam tempo

Enviado por Lucca Moreira | 25 de Março de 2025

Escute a Insight clicando na sua plataforma: Spotify , Youtube e Amazon Music.

Tempo de leitura: 5 minutos

Recebeu de algum amigo? Se inscreva clicando aqui.

O que vamos explorar hoje?

  • Uma reflexão sincera sobre como lidar com momentos de incerteza e desafios pessoais, com histórias reais e experiências genuínas.

  • A Lei 35 do livro 48 leis do Poder para internalizamos a importância de aprender a arte de saber o tempo certo;

  • 5 exemplos que mostram o poder de esperar e os frutos que colhemos desenvolvendo essa virtude.

A arte de saber o tempo certo

Essa mensagem de hoje vai ser mais curta e extremamente necessária. Para ser sincero, é algo que estou precisando escutar.

Muitas mudanças estão acontecendo e, com elas, a vontade de ter tudo agora fala alto.

A corrida está extremamente difícil, estou sempre com algum pequeno problema... Antes era o joelho, agora é o pé. A vontade de acabar com todo o sacrifício é enorme.

Depois de um bom tempo, estou gostando de uma mulher que realmente admiro, o que gera uma ansiedade natural do que pode acontecer...

E ainda, uma nova oportunidade surgiu, algo incrível e com muito potencial, o que me leva a pensar no sucesso neste instante, no dinheiro imediato.

O ponto é: eu agradeço por tudo que está acontecendo, porém, quando estamos nesses momentos em que não é o começo e ainda não chegamos na linha de chegada, pode ser desesperador.

São os momentos em que o desejo é tão grande que pode nos cegar e nos fazer buscar o imediatismo. E, de forma contraintuitiva, são os momentos em que respirar fundo e praticar a paciência se faz tão necessário.

Coisas boas tomam tempo.

O que não quer dizer, de forma alguma, que devemos sentar e esperar alguma coisa acontecer. É sobre não acelerar o processo natural das coisas e, ao mesmo tempo, nos entregarmos com todas as nossas forças para torná-lo real.

A Lei 35

Na Lei 35 do livro 48 Leis do Poder, Robert Greene expõe muito bem a ideia:

Domine a arte de saber o tempo certo.

"Jamais demonstre estar com pressa - a pressa trai a falta de controle de si mesmo e do tempo. Mostre-se sempre paciente, como se soubesse que tudo acabará chegando até você. Torne-se um detetive do momento certo; fareje o espírito dos tempos, as tendências que o levarão ao poder. Aprenda a esperar quando ainda não é a hora e atacar ferozmente quando for propício."

Robert Greene

O tempo certo, esse é o segredo. Mesmo assim, a certeza de dar certo não existe. Por outro lado, fazer sem paciência é garantia de dar errado.

Tudo na vida se baseia em saber esperar e colocar o trabalho para que estejamos preparados no momento certo.

5 exemplos do poder da paciência

Quando sinto que estou me tornando mais irracional, impaciente, faço o exercício de lembrar de algumas figuras que atingiram grandes feitos através da paciência:

  • Joe Rogan ficou 5 anos produzindo seu podcast com o intuito de se divertir, até ele começar a dar retorno financeiro.

  • Walt Disney, antes de criar a Disney, faliu sua primeira empresa, foi traído por parceiros comerciais e perdeu seu personagem mais famoso, Oswald, o coelho sortudo.

  • Michelangelo passou 4 anos desenvolvendo a Capela Sistina, um trabalho que um de seus adversários havia indicado para ele fracassar — um projeto que o tornou um dos artistas mais bem-sucedidos de toda a história.

  • Charles Darwin demorou 28 anos escrevendo A Origem das Espécies, o livro que mudou para sempre como olhamos a evolução de todos os animais na Terra.

E eu poderia citar mais 50 exemplos aqui. A necessidade de paciência é quase uma certeza no caminho para o sucesso.

Portanto, fica a provocação: quando estiver cruzando águas tempestuosas e incertas, lembre-se que não há nada mais certeiro do que saber esperar o mar acalmar.

É mais fácil encontrar homens que se voluntariem para morrer do que encontrar aqueles que estejam dispostos a suportar a dor com paciência.

Júlio César

O que você achou da newsletter de hoje?

Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas.

Até a próxima,

Lucca Moreira,

Co-Founder Insight Espresso