- Insight Espresso
- Posts
- #151 - disposição para tentar, ser visto falhando e fazer esse ano
#151 - disposição para tentar, ser visto falhando e fazer esse ano
Enviado por Lucca Moreira

Recebeu de algum amigo? Se inscreva clicando aqui.
A humildade para mudar
Se uma pessoa te dissesse hoje que ela largou todos as guloseimas pouco saudáveis da sua rotina...
Que ela está acordando todo dia às 4 horas da manhã e se sentindo com muito mais energia e...
Que parar de beber foi A MELHOR decisão que ela tomou na vida, você testaria ou refutaria dizendo que não é para você?
Eu acho esse exercício muito bom para entendermos o quanto estamos comprados com as histórias que nos contamos no presente. Três anos atrás estava com uma autoestima muito inferior, viciado em prazeres imediatos e, se nessa época me perguntassem, eu iria eloquentemente discordar e refutar com ótimos argumentos a narrativa.
Já mudei muito e acredito que estou só começando, mas talvez a maior mudança não foi de hábitos, foi de humildade.
Tenho uma disposição enorme hoje para testar coisas novas que vão ser desconfortáveis porque, se a pessoa vivia a minha vida, mudou e me falou que está muito melhor, seria insanidade não tentar.
Infelizmente, a maioria absoluta das pessoas ao meu redor faz exatamente o contrário: refuta de cara, se convence de que a pessoa está errada e continua com os problemas, com a ansiedade, na mesma vida.
Acredito em verdades absolutas, porém não acredito que elas são atingidas sem o constante teste de diversas "verdades" e caminhos diferentes.
Reflita sobre essa pergunta porque, para estar disposto a testar, precisamos estar dispostos a largar histórias que já não fazem mais sentido e, principalmente, aceitarmos que não sabemos tudo.
Eu conto muito sobre o que está passando hoje na minha cabeça, porém sei que nada que estou falando aqui é uma verdade absoluta ainda porque eu mesmo estou nesse processo de evolução.
Vou errar, vou recair e fazer coisas que contrariam histórias que contei para você meses atrás, mas tudo em prol da busca da verdade absoluta e, acima de tudo, sendo eu mesmo.
Podemos discordar, mas confie em experiências práticas, teste e se coloque no risco.

Medo de ser visto falhando
Infelizmente ligamos mais do que queremos para outras pessoas e acho essa frase um ótimo tapa na cara.
Imagine comigo: você está em casa tentando plantar uma bananeira pela primeira vez...
Agora imagine você no meio de uma praia cheia fazendo o mesmo.
Mesmo ato, porém significância e estresse totalmente diferentes, não é?
O problema é que, diferente da bananeira em casa, tentar coisas que vão mudar nossa carreira, relacionamentos e vida sempre estarão na esfera pública.
Vão ter pessoas assistindo, acompanhando, vendo e julgando... Ou pelo menos parece que sim.
A verdade? Todo mundo está preocupado demais com os próprios problemas. E mesmo que estejam, você realmente vai deixar de fazer algo porque tem medo de ser julgado por pessoas de quem você nem importa com a opinião?
Eu quero que você tente, saia da bolha, tente em público porque no final vou ser muito sincero: é melhor passar "vergonha" do que não tentar. Um vira história, o outro arrependimento.
Os ganhos são equivalentes ao risco. Faça para não ficar pensando no que poderia ser.

Esse ano, não o próximo
Comecei a correr em setembro de 2024 com um objetivo claro: "em um ano eu completaria uma meia-maratona e uma maratona".
Durante os nove meses de treino eu me machuquei duas vezes e inclusive corri a maratona machucado.
Em qualquer um desses momentos eu poderia ter parado e falado "deixa para ano que vem". Mas eu foquei em melhorar e continuei a treinar para atingir o objetivo.
Deu certo no final e, sendo muito sincero, se eu tivesse deixado para o próximo ano eu não teria feito.
Minha vida mudou muito esse ano, comecei uma empresa que se tornou meu principal foco em toda a minha vida, então a corrida seria deixada de lado por tempo indeterminado.
Essa não é uma mensagem de ser imprudente, por mais que eu tenha sido um pouco, é sobre aproveitar a janela de oportunidade. Por algum motivo aquele era o ano que eu daria esse check na minha lista de desejos e precisava então ser esse ano.
Ano que vem eu poderia me machucar, mudar de foco (como aconteceu) ou qualquer outra coisa. Nós acreditamos que temos oportunidades infinitas para fazer tudo que queremos, mas isso não é verdade. Portanto, se decidimos e conseguimos, precisamos fazer agora.
Eu ainda devo correr outra maratona, mas não faço ideia de quando será e está tudo bem, porque no momento que a janela de oportunidade abriu e encaixou com meu momento de vida eu não pensei duas vezes e fiz.
Não deixe vontades acumularem, aproveite a janela de oportunidade, corra atrás e garanta que o objetivo seja ao buscado… Ninguém sabe o que vai acontecer ano que vem.
Quando você tiver a chance de fazer algo significativo — seja escalar uma montanha, abrir um negócio, ter uma conversa difícil ou perseguir um sonho — não presuma que terá outra chance mais tarde.
1 filme: Truman Show
Nota IMDB: 8,4
Onde assistir: Amazon Prime Video
Jordan Belfort começa como um corretor ambicioso, mas rapidamente descobre que é mais fácil tirar vantagem dos clientes do que construir valor real.
O filme mostra como ele abandona sua consciência em troca de lucros rápidos, usando táticas antiéticas para enriquecer.
No início parece que está ganhando - dinheiro, poder, status - mas eventualmente tudo desmorona. Suas ações corroem sua reputação, destroem relacionamentos e terminam em prisão.
Além de estar atrelado a muito do que estamos conversando, é um filme sensacional. Dirigido por um dos grandes diretores, Martin Scorsese, ele traz seu estilo gansgter de personagens para o mundo de Wall Street.

O que você achou da newsletter de hoje? |
Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas. |
Até a próxima,
Lucca Moreira,
Co-Founder Insight Espresso
Reply