• Insight Espresso
  • Posts
  • #149 - investimentos valiosos, tirar vantagem e negocie seu valor

#149 - investimentos valiosos, tirar vantagem e negocie seu valor

Enviado por Lucca Moreira

Recebeu de algum amigo? Se inscreva clicando aqui.

É sempre mais fácil tirar vantagem

O mundo dos negócios é um lugar com muita sujeira e pessoas que agem na má-fé e, quando encontramos essas pessoas, a vontade é descer para o nível delas.

Mas não é a forma que devemos tentar combater essas pessoas, porque isso só provaria que ela está certa em agir assim.

Se ela faz algo antiético e voltamos com uma ação na mesma moeda, só estamos mostrando que ele agiu corretamente porque ele agiu antes e conseguiu vantagem.

O sangue ferve, o emocional tenta nos cegar, porém devemos continuar agindo da forma que nós acreditamos ser o certo, mesmo que pareça fraqueza. E por quê?

Porque acima das leis, das normas, da ética, existe uma força que não deixa nada passar e que nunca passa pano: nossa consciência.

Então, mesmo que a vontade de dar o troco esteja lá, precisamos agir de acordo com a nossa consciência e o que acreditamos. Isso é impagável.

No curto prazo pode até parecer que isso levará a prejuízos e desvantagens, mas esses serão insignificantes comparados aos frutos de ser ético e honesto no longo prazo.

A ação ética te ajuda em um dos valores mais importantes: como as pessoas te percebem. Enquanto o cara que só quer tirar vantagem está ganhando agora, ele deixa de ganhar muito no futuro, porque ninguém mais quer mexer com ele.

Os investimentos mais valiosos

"Os melhores investimentos são as coisas que ninguém pode tirar de si: conhecimento, experiência, mentalidade, atitude.

Os investimentos mais fracos são as coisas que pode perder a qualquer momento: status, emoções, bens materiais."

Esses últimos meses vêm sendo uma época de muito estresse e principalmente decisões erradas...

Plataformas mal escolhidas, projetos fechados que não faziam sentido, trabalhos longos para estruturarmos coisas que se tornam inutilizáveis em pouco tempo.

Esse tipo de decisão parece ser contraprodutiva e negativa, mas na minha visão elas fazem parte do processo de conhecimento e experiência.

Um caso que gosto muito de lembrar é de um cliente que estávamos para fechar e ele ficou enrolando por meses a gente, ficou em uma ida e volta de contrato absurda e no final não fechamos.

Horrível, né? Meses de trabalho para não conseguir a venda.

Mas foi exatamente esse cliente que nos fez melhorar absurdo nosso contrato que tornou todos os fechamentos de clientes futuros mais fáceis e sem travas.

Esse perrengue e estresse melhorou todo nosso processo de fechamento, melhoramos o script e o contrato. Tudo por causa de um cliente perdido.

Eu desperdicei tempo? Jamais, porque esse tempo me trouxe conhecimento e experiência, investimentos imensuráveis.

Pare de negociar pelos seus medos, comece a negociar pelas suas conquistas

"Todos nós conhecemos nosso verdadeiro valor internamente, mas quando nos deparamos com uma nova oportunidade, de repente, deixamos de ser o empreendedor confiante. Em vez disso, nos tornamos a pessoa insegura, preocupada em perder a oportunidade."

Isso vale independente se você é empreendedor, funcionário ou autônomo. Nós sabemos nosso valor e mesmo assim negociamos com medo de perder o que temos, matando nossas chances de negociar justamente.

Eu já cometi esse erro mais vezes do que gosto de admitir, já fechei consultorias por R$ 1.000 que hoje não cobraria menos de R$ 5.000... Tudo porque estava com medo de ficar sem dinheiro.

Mas como sair desse framework mental e começar a negociar por valor?

Documente provas do seu sucesso - eu tenho meu quadro de conquistas para sempre me lembrar tudo de incrível que eu já fiz, seja no profissional, pessoal ou esportes. E se parece que você não tem, você somente não está olhando pelo ângulo correto.

Entenda profundamente todas as camadas da negociação - na essência, pergunte até exaurir qualquer dúvida. Quanto mais você entende do que está entrando, mais consegue precificar de acordo.

Lembre-se que do outro lado está uma pessoa como você - quando eu era mais novo e negociava com chefes e pessoas que eu considerava muito incríveis, eu tendia a ser menos incisivo e firme. Mudei isso me lembrando que é só uma pessoa e, caso não dê certo, é uma em bilhões de pessoas.

Seja sincero - se você está se sentindo mal com o rumo que a negociação está indo, externalize isso. É a forma mais fácil de estar alinhado com suas vontades e crenças.

Nota IMDB: 8,4

Onde assistir: Amazon Prime Video

Jordan Belfort começa como um corretor ambicioso, mas rapidamente descobre que é mais fácil tirar vantagem dos clientes do que construir valor real.

O filme mostra como ele abandona sua consciência em troca de lucros rápidos, usando táticas antiéticas para enriquecer.

No início parece que está ganhando - dinheiro, poder, status - mas eventualmente tudo desmorona. Suas ações corroem sua reputação, destroem relacionamentos e terminam em prisão.

Além de estar atrelado a muito do que estamos conversando, é um filme sensacional. Dirigido por um dos grandes diretores, Martin Scorsese, ele traz seu estilo gansgter de personagens para o mundo de Wall Street.

Até a próxima,

Lucca Moreira,

Co-Founder Insight Espresso

Reply

or to participate.