- Insight Espresso
- Posts
- #141 - intuição, prazer no descobrir e os podcasts da Insight
#141 - intuição, prazer no descobrir e os podcasts da Insight
Enviado por Lucca Moreira

Recebeu de algum amigo? Se inscreva clicando aqui.
O porquê os áudios pararam
Eu amo escrever, eu amo me comunicar com vocês e receber mensagens. Enche meu coração saber que minhas palavras estão de alguma forma impactando positivamente a vida de várias pessoas em diversos lugares do mundo.
E só para reforçar um ponto: eu leio TODA mensagem enviada, por mais que não consiga responder tudo.
Parei de gravar porque hoje eu sigo um mantra muito forte que é: menos é mais. No meu momento, onde estou criando uma nova empresa que já está sendo muito desafiadora, a gravação estava sendo um tempo e peso muito grande.
É meu interesse parar para sempre? Não. Eu ainda quero voltar a gravar, inclusive vídeos no YouTube, mas levando em conta a ideia de menos, foi uma decisão que precisei tomar.
Esperar a tempestade passar, a vida voltar a entrar nos trilhos e voltarei com um formato ainda melhor e mais profundo. Por enquanto, agradeço a compreensão e deixo a reflexão:
Às vezes temos que aceitar que as coisas vão mudar, abraçar essas mudanças e focar no que mais importa no momento.
Hoje a minha empresa com meu irmão e amigos tem minha total atenção e foco e, portanto, decisões difíceis e sacrifícios serão feitos nas outras áreas.
O prazer (e a dor) de descobrir
Estou vivendo uma semana difícil. Tenho que entender certas coisas que parecem que estão ficando mais difíceis à medida que estou entendendo. Ansiedade misturada com o sentimento de insuficiência.
Porém, li essa frase e veio um sentimento de gratidão. Eu estou no processo de descobrir e chegará um momento onde tudo estará entendido, por mais complexo que pareça agora, e nesse momento vou olhar para trás e sentir uma nostalgia com as dores que estou passando agora.
Por que não sentir esse sentimento bom agora?
Então, mesmo que esteja difícil, que esteja chato em alguns momentos,, estou fazendo exatamente o que me propus a fazer e QUERO.
O sentimento de insuficiência vai sumir? Não, mas ele estará acompanhado do sentimento de gratidão por estar descobrindo, aprofundando e entendendo mais um pedacinho do mundo que escolhi aprender.
Além disso, para mim essa frase é um lembrete de comemorar as pequenas vitórias. Cada linha de código feita que não dá erro é algo a se comemorar porque haverá muito mais erros do que acertos.
Agradeça o processo de descobrir. É exatamente dele que sua memória vai lembrar por anos e décadas no futuro.
Intuição é conquistada
O Sahil Bloom foi em um retiro com diversos empresários e ele escreveu sobre essa lição:
"Falou-se muito sobre o valor da intuição nos negócios. Não pensar demais nas decisões. Permitir que o seu instinto o guie nos momentos importantes.
Mas notei um tema silencioso:
Muito poucas pessoas apreciam o quanto essa intuição é aprimorada através de milhares de horas de experiência.
A intuição é conquistada, não é dada.
Você não nasce com um bom instinto para os negócios. Você o constrói através da repetição. Aparecendo quando ninguém está olhando. Agindo.
Qualquer um pode se tornar um grande tomador de decisões nos negócios, mas poucos estão dispostos a se esforçar para fazer com que essas decisões pareçam fáceis."
Marketing e vendas hoje para mim são muito intuitivos, tomo decisões com base no que sinto. Mas só cheguei nesse ponto depois de duvidar de mim mesmo em centenas de projetos nesses últimos cinco anos.
Eu falo, com sinceridade, que não faço ideia do que fiz na última empresa que entrei para gerar o resultado que obtive. Só sei que as metas foram batidas todos os meses depois que montei a estrutura.
Isso é intuição e ela só existe porque nos últimos cinco anos eu trabalhei incansavelmente naquilo.
Agora estou entrando em um novo mundo de códigos e programação. A parte lógica estou apanhando todos os dias, mas esse é o processo para construir a intuição.
Eu me desespero às vezes, óbvio, mas tenho a paciência de saber que daqui um ano minha intuição para aquilo estará muito superior.
Então a pergunta que fica é: você está disposto a se esforçar para adquirir a intuição? Se sim, uma hora é garantido que você chegará lá.

1 série: Mad Men
Nota IMDB: 8,7
Onde assistir: Lionsgate ou Apple TV
Don Draper é o exemplo perfeito de intuição conquistada. Ele cria campanhas publicitárias geniais não por mágica, mas porque passou anos observando comportamento humano, entendendo desejos e medos das pessoas. Vale a pena assistir pela qualidade mas principalmente pelo personagem que é Don Draper. Está no meu top 3 de séries sem sombra de dúvida, ela só melhora.

O que você achou da newsletter de hoje? |
Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas. |
Até a próxima,
Lucca Moreira,
Co-Founder Insight Espresso
Reply