• Insight Espresso
  • Posts
  • #113 - Ninguém virá nos salvar, construir histórias épicas e buscar desafios

#113 - Ninguém virá nos salvar, construir histórias épicas e buscar desafios

Enviado por Arthur Mota | 15 de Maio de 2025

Estamos no Spotify , Youtube e Amazon Music também.

Recebeu de algum amigo? Se inscreva clicando aqui.

Para assistir o vídeo da Quarta-Feira no Youtube clique aqui. Falei sobre a falácia do equilíbrio. Semana que vem será um podcast muito massa.

O que vamos explorar hoje?

  • Por que escolhi trocar uma vida de estabilidade por desafios e incertezas, e como essa decisão trouxe felicidade e propósito para minha vida.

  • Quanto maior for a dificuldade do caminho que você escolhe, mais épica será a sua história — e no final da vida, histórias épicas valem muito.

  • Por que esperar pelo “grande momento” é uma ilusão, e como as pequenas escolhas diárias definem seu verdadeiro sucesso.

  • 1 Indicação de um ótimo filme para o fim de semana.

A constante busca por desafios

Escrevo hoje, pouco mais de um mês após o lançamento da All Weather (cupom: INSIGHT12 para leitores), minha marca de vestuário esportivo masculino, e no final da segunda semana trabalhando no escritório que alugamos.

O início de todo negócio é desafiador. Estou me reinventando como profissional. É natural, nesse cenário desafiador, nos questionarmos, mas uma simples lembrança me traz de volta a realidade.

Cerca de um ano e meio atrás, estava em um trabalho onde tinha muitas razões para estar completamente feliz e realizado. 

Diferente da situação atual, a estabilidade era muito maior, as montanhas a serem escaladas já não eram enormes, e os percalços eram raros. 

Mas eu não estava bem comigo mesmo, não estava satisfeito. Acho que somos assim; a vida pede por aventura, por desafios, por mais.

Hoje, por outro lado, tenho várias razões para me preocupar. As despesas fixas da empresa crescem a cada dia. Já tenho um estagiário, um aluguel para pagar… e isso exige que as vendas cresçam para não consumirmos o caixa da empresa.

Apesar disso, estou muito feliz e animado. Cada dia me identifico mais com o rumo que estou seguindo como fundador, CEO, gestor e líder de pessoas. 

Gosto de desenvolver produtos, das conexões que estou fazendo ao longo do caminho e de tudo que estou aprendendo. 

O mais importante, acredito no que faço, no produto e na mensagem que entrego.

Voltei a me empolgar com o trabalho, sentindo entusiasmo e curiosidade para aprender e explorar mais. Além disso, confio nos planos de Deus e no propósito que Ele tem para a minha vida.

Faço questão de me lembrar constantemente que desafios estarão sempre presentes. Não devemos encará-los como problemas, mas sim como desafios, e reagir da melhor maneira possível para superá-los.

E talvez o mais relevante disso tudo é o fato de que, se não abraçarmos os chamados que a vida tem para nós, não nos jogarmos de cabeça nos desafios, vamos nos tornando pessoas ressentidas, amarguradas…

Sempre olhando para trás e pensando “como tudo seria diferente se eu tivesse feito aquilo”... e o pior, cada dia que passa temos mais justificativas para finalizar esse pensamento com a seguinte frase “mas agora é tarde, passou o tempo.”

Quanto do seu sofrimento é causado por sua própria amargura e ressentimento?

Uma história épica ou um desfecho épico

Essa semana li um pequeno, mas excelente texto, escrito pelo Alex Hormozi, que é muito complementar ao que abordamos acima, então vou traduzi-lo aqui.

Faça a grande aposta. Você ganha ou aprende. De qualquer forma, isso cria uma história épica. E você nunca vai desejar ter menos histórias épicas para contar.

Ninguém conta a história do herói em que tudo deu certo na primeira tentativa. Quanto maior a dificuldade, mais épica a história. Você não pode querer que algo seja ao mesmo tempo fácil e épico.

O fato de ser difícil e demorado é o que torna épico. E é também por isso que tão poucas pessoas conseguem fazê-lo. A parte mais difícil é agir como se você fosse um deles, apesar de não saber se está certo.

Quanto mais desvantagens você tem ao começar, mais épica será sua história quando vencer.

Lembrete: o último capítulo da nossa vida já está escrito: nós morremos. Então, por que não preencher o resto com histórias épicas de coragem e fazer o que sempre quis até esse dia chegar?

Nós só nos arrependemos daquilo que nunca tentamos. Vá com tudo. Você terá uma história épica ou um resultado épico. E quando chegar a hora, ficará feliz com qualquer um dos dois.”

Dando destaque à frase que mais me marcou nesse texto:

Quanto maior a dificuldade, mais épica a história

Alex Hormozi

Ninguém virá nos salvar

No meio dessa montanha-russa que é a vida do empreendedor, algumas coisas inesperadas acontecem, e ontem foi um desses dias. 

Um médico com mais de 1 milhão de seguidores no Instagram, influente e respeitado nas redes sociais, se interessou pela marca e quer trabalhar em uma parceria.

No momento, isso me deixou bastante empolgado, quase eufórico. É uma confirmação de que estamos fazendo um bom trabalho.

Contudo, poucos minutos depois, voltei à realidade (e agradeço por isso) de que não é um fato isolado assim que vai “fazer a empresa vingar”.

Quantos de nós passamos a vida inteira esperando por esse “grande momento”? Colocando vários “se” em diversos aspectos das nossas vidas?

Pode ser que aconteça? Sim, mas o que vai mudar a nossa realidade é o que fazemos a cada dia, as pequenas escolhas e decisões diárias. 

E aí, quando acontecer algo extraordinário - como o fato de um grande amigo ter fundado uma empresa de cama, mesa e banho há pouco mais de dois anos e agora ser o fornecedor do CT do Santos - vai parecer sorte, mas na verdade foram decisões bem tomadas dia após dia.

Pense nisso, identifique onde você tem sido falho e comece a construir a sua própria sorte! Esse clichê é válido!

1 Filme: Na Natureza Selvagem

Onde assistir: Mercado Play

Nota IMDB: 8.0

"Na Natureza Selvagem" narra a jornada de Christopher McCandless (Emile Hirsch), um jovem que abandona sua vida confortável e sua família em busca de liberdade e autodescoberta nas paisagens selvagens do Alasca. Sua história é uma poderosa exploração de desafios internos e externos.

Este filme inspirador reflete a essência de nossa newsletter: a busca constante por desafios e aventuras. Christopher nos ensina que, para encontrar significado, é preciso muitas vezes se reinventar e abraçar o desconhecido. Sua trajetória nos lembra que viver plenamente requer coragem para sair da zona de conforto e enfrentar o que vier pela frente.

Prepare-se para uma experiência emocionante que faz refletir sobre a importância de ouvir o chamado da vida, desbravar novos caminhos e aprender com cada obstáculo superado.

O que você achou da newsletter de hoje?

Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas.

Até a próxima,

Arthur Mota,

Co-Founder Insight Espresso

Reply

or to participate.